Esportes

10/12/2016 06:57

Projeto Forças no Esporte encerra atividades de 2016, com garantia de voltar em 2017

Projeto Forças no Esporte encerra atividades de 2016

Lygia Lima | Unemat 

O projeto de extensão Forças no Esporte (Profesp), executado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o 2º Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro em Cáceres, Batalhão General José Miguel Lanza, encerrou as atividades de 2016 nesta quinta-feira (08.12) com uma boa notícia. O comandante geral do 2º BFron, tenente-coronel Kleber Coelho, afirmou que o projeto continuará a ser executado em 2017, com a possibilidade de ampliar as atividades desenvolvidas atualmente.

O Profesp atende 100 crianças com idade de oito a 14 anos em condições de vulnerabilidade social. O projeto é uma extensão do Programa do Governo Federal, o Segundo Tempo, e em Cáceres é coordenado pelo Núcleo do Profesp, sob responsabilidade do 2º tenente Ailton da Silva Camelo, que lembrou a necessidade do aperfeiçoamento contínuo. Na solenidade, ele destacou que o envolvimento das famílias tem sido fundamental para o sucesso do projeto. Neste ano, as crianças atendidas são oriundas da Escola Municipal Duque de Caxias e da Escola Estadual Esperidião Marques.

O comandante do 2º BFron, tenente coronel Coelho, enfatizou que o Exército tem tratado o Profesp com muita seriedade e que,, em Cáceres, a vontade é ampliar as parcerias para que as crianças atendidas sejam acompanhadas até ingressar em um outro programa, como por exemplo o Menor Aprendiz. "A parceria com a Unemat é significativa para termos um programa de sucesso e queremos ampliar essas parcerias com outras instituições para ir acompanhando esses alunos e, assim, garantir sua formação cidadã".

O professor coordenador de Educação Física, Francisco Gonçalves de Assis Neto, lembrou que o trabalho desenvolvido no Profesp possibilita o aperfeiçoamento profissional dos acadêmicos, troca de experiências profissionais e aprendizado. Durante a solenidade, os alunos fizeram várias apresentações culturais e também foram premiados pela participação e envolvimento com uma medalha "Aluno nota 10". Também foi apresentado um vídeo com as melhores fotos das atividades desenvolvidas pelo projeto.

A dona de casa Arcilene Glória do Amaral, que teve um filho atendido no Profesp em 2016 e outros dois já atendidos em anos anteriores, destacou a importância do projeto na vida dos alunos. "Esse é um projeto muito bom, as crianças melhoram muito tanto em questão de comportamento, como em disciplina, ajuda em casa e também no rendimento escolar. Esse é um projeto maravilhoso".

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unemat, professor Alexandre Porto, ver o resultado prático de um projeto de extensão é muito importante. "São nesses momentos que podemos perceber o quanto é fundamental o envolvimento da Universidade com a comunidade. Tenho certeza que nossos acadêmicos, que atuam como bolsistas também aprendem muito e terão uma nova percepção de vida quando estiverem atuando profissionalmente. A Unemat continuará sendo parceira do Exército para a oferta e, quem sabe, até ampliação do Profesp em 2017", afirmou.

Em Cáceres, o Profesp funciona no turno vespertino, das 13h às 17h e todas as crianças recebem lanche e jantar, além de uniformes e tênis. As atividades do projeto consistem em orientação pedagógica, iniciação em diversas modalidades esportivas, palestras e cursos sobre temas variados, que vão desde qualidade de vida, saúde, hábitos alimentares, conscientização ambiental, até orientações cívicas e ordem unida, iniciação musical, entre outros.

 

 


Bem Notícias

Diretor Geral
Zied Coutinho

Titulo fixo

Facebook

Bem Notícias - © Copyright - 2016 - Todos os direitos reservados

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo